A Consultare surgiu em 1991, a partir da observação de dois professores universitários de que as técnicas ensinadas sobre controle de materiais e processos construtivos não eram aplicadas como deveriam ser, perceberam que poderiam contribuir com a melhoria da qualidade das obras.

A empresa tem compromisso com a qualidade dos serviços prestados investindo sempre em equipamentos de última geração e qualificação de equipe visando sempre a melhoria contínua dos processos internos e de prestação de serviço. Atua em trabalhos, estudos e pesquisas tecnológicas de materiais em suas diversas aplicações, controlando tecnicamente ensaios de materiais e seus componentes, exercendo trabalho de fiscalização e gerenciamento de obras civis e industriais.

Em 2010 a empresa se dividiu em Consultorias Técnicas e Projetos denominada Consultare e Serviços de controle tecnológico de materiais e processos construtivos denominada Consultare Laboratório.

A Consultare é Certificada pela NBR ISO 9001 desde 2003 sempre em busca do desenvolvimento tecnológico e otimização dos nossos serviços, objetivando economia, confiança e segurança.